sábado, 9 de agosto de 2014

Outras Criacões

Boas!
Este Ano tive vizinhos no meu quintal, no qual tenho um limoeiro, e no qual um casal de melros fez o seu ninho. Não sendo o local mais tranquilo, uma vez que há bastante movimento, deixo-me bastante admirado. Pois ao que parece sentiram-se seguros, e foi aposta ganha, da postura de 3 ovos, nasceram 2 passarinhos, que vingaram, e que me  deixou bastante contente. Espero que para o Ano voltem, serão sempre bem vindos. Junto partilho as fotos.





Crias de 2014

Embora o tempo não seja muito para fotografar, partilho duas fotos de crias de 2014.
Irei partilhar mais fotos, assim a disponibilidade o permita.

 
 
 
 

fotos da nova voadeira

Construção da nova voadeira







Balanço das criações

Boas!
Em jeito de balanço das criações de 2014, posso dizer que dos 16 casais que criaram , e com 3 criações feitas, o resultado final é de 115 pássaros anilhados , sendo que tive muitos ovos vazios, e muitos passarinhos morreram, mais precisamente 40, caso tivessem vingado faria um total de 155, estaria dentro da minha previsão uma vez, que pedi 160 anilhas.  Foi bastante angustiante ver tantos passarinhos a morrer.Penso que a causa das mortes, terá sido, em muitos casos de origem fúngica. A 2ª postura foi a mais atingida pela mortandade. Com a administração de um antifúngico (Micostantin) as coisas melhoraram um pouco. A 3ª postura ficou marcada com muitos ovos vazios.
Enfim são adversidades, pelas quais temos de passar, e aprender, para melhorar.
Neste momento, os passarinhos estão em plena muda, e espero não ter mais baixas , visto ser uma fase complicada para os passarinhos. Este ano têm casa nova, construi, com a ajuda do meu irmão, uma voadeira com 185 altura, 110 largura e 185 de comprimento.
Boa Muda a todos, são os meus votos.